No âmbito do programa Horizonte 2020, a Comissão Europeia lançou dois prémios para identificar ideias que permitam a redução significativa da poluição atmosférica causada pelo transporte de mercadorias e pessoas.

 

Os prémios Horizonte para o Motor Mais Limpo, no valor de 3.5 milhões de euros e o prémio Horizonte para Reequipamento de Motores para um Ar Mais Limpo, no valor de 1.5 milhões de euros são financiados pelo programa de investigação Horizonte 2020 e serão entregues a equipas ou individuos que apresentem as soluções mais eficazes para os desafios mencionados.

 

Carlos Moedas, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação diz que estes prémios são uma ótima maneira de recompensar e estimular a inovação, e a tecnologia de motores menos poluentes é algo que devemos apoiar de forma a atingir os nossos ambiciosos objectivos do clima, energia e qualidade do ar. Por isso, hoje lançamos dois prémios Horizonte cujo valor ascende aos 5 milhões de euros.

Estes dois desafios foram lançados na Conferencia TRA 2016 (Transport Research Arena) em Varsóvia, na Polónia.

Al lançar estes novos Prémios Horizonte, uma das questões que a Comissão Europeia pretende esclarecer é se de facto é possível construir um motor perfeito, com emissão tóxica virtualmente não existente e baixo consumo de combustivel. Mesmo que esse motor fosse inventado agora, a substituição de centenas de milhões de motores (principalmente de automoveis) que causam a poluição que podemos verificar hoje em dia, levaria anos ou mesmo décadas.

Por isso, a Comissão lançou também o prémio Reequipamento de Motores para um Ar Mais Limpo,, para resolver a questão da poluição gerada pelos motores já existentes. Esta solução temporária ajudaria a aliviar o problema da poluição atmosférica até que se invente um novo tipo de motor ou até que os automoveis com motores eletricos se tornem a norma.

As candidaturas estão abertas até setembro de 2017 no caso do prémio Reequipamento de Motores para um Ar Mais Limpo, e até 20 de agosto de 2019 para o prémio Horizonte para o Motor Mais Limpo. As candidaturas podem vir de equipas de investigação já estabelecidas mas também de inovadores sem curriculo na àrea. Aos candidatos dá-se toda a liberdade para abordarem o problema do ânglo que quiserem. As regras do concurso estão disponíveis online no site Prémios Horizonte.